Acessórios

Dentre os acessórios inseridos nos modelos de elevadores da ALFABRA, destacamos portas e luminárias customizadas. Confira!

portas

Portas Automáticas em Cristal ou Vidro

Porta de vidro é o acessório mais elegante que se pode ter em um elevador. Quando instalada no pavimento passa leveza e cria um ambiente de sofisticação. Na cabine, além da sofisticação, gera conforto.

É possível acompanhar a evolução da viagem e a aproximação dos pavimentos, causando bem-estar aos passageiros.

As portas de vidro são mais utilizadas em cabines panorâmicas, mas nada impede que sejam utilizadas como um detalhe especial em elevadores comuns. Seu funcionamento é idêntico ao de portas normais, de Inox ou aço. Têm as mesmas características técnicas e estão disponíveis nas mesmas versões.
Veja mais detalhes de portas automáticas abaixo, em "Portas automáticas em aço inox ou aço carbono pintado"

Portas automáticas em aço Inox ou aço Carbono pintado

Porta automática deslizante na horizontal é o modelo mais utilizado em elevadores de passageiros, por atender a ABNT NBR NM 267. Existem vários modelos de portas:

O vão de abertura (tamanho da porta) também interfere nesta decisão. É preciso observar que a ABNT, em vários casos, determina qual o vão mínimo que se deve utilizar.

Recomenda-se que a abertura da porta seja igual ou maior que 80 cm, para permitir acesso de cadeiras de rodas.

  • 02 folhas com abertura lateral – Duas folhas sobrepostas que abrem no mesmo sentido.
  • 03 folhas com abertura lateral – Três folhas sobrepostas que abrem no mesmo sentido.
  • 02 folhas com abertura central – Duas folhas no mesmo trilho, que abrem cada uma para um lado.
  • 04 folhas com abertura central – Quatro folhas, abrindo duas sobrepostas para cada lado.

Normalmente a escolha da porta é definida pelo espaço disponível na caixa decorrida (poço do elevador) – Cada porta ocupa uma largura e um comprimento diferente. É necessário avaliar em projeto para definir qual modelo e dimensão de porta é mais adequado para seu elevador, mas, em alguns casos, a porta do elevador pode seguir um padrão estético escolhido pelo cliente.

O vão de abertura (tamanho da porta) também interfere nesta decisão. É preciso observar que a ABNT, em vários casos, determina qual o vão mínimo que se deve utilizar.

Recomenda-se que a abertura da porta seja igual ou maior a 80 cm, para permitir acesso de cadeiras de rodas.

Portas de eixo vertical para pavimentos

Portas de eixo vertical é o nome técnico das portas fixadas por dobradiças que abrem para fora quando puxadas, ou seja, uma “porta comum”. Este ainda é o modelo de portas mais utilizado, mas, desde 2004 foi proibida sua instalação em elevadores de passageiros. Quem tem um elevador com este tipo de porta não será obrigado a substituí-las, mas qualquer elevador de passageiros novo terá que dispor de portas automáticas com abertura deslizante na horizontal também nos pavimentos.

Atualmente, portas de eixo vertical só são permitidas em Elevadores de carga, Elevadores unifamiliares (residenciais), Plataformas de acessibilidade e Elevadores de uso restrito.

Portas deste modelo necessitam de uma caixa de corrida (poço do Elevador) menor, pois não precisam de espaço para acomodar as folhas na lateral, enquanto estiverem abertas.

A principal vantagem deste tipo de porta é a segurança e a robustez. Simples e com pouquíssimas partes mecânicas, dificilmente necessitam de manutenção. A Alfabra produz um modelo de porta de eixo vertical panorâmica. É uma porta belíssima, com uma moldura confeccionada em aço inox escovado e 70% da área em vidro de alta resistência. Esta porta tem um excelente acabamento, levando requinte e sofisticação ao ambiente em que for instalada.

Portas "Bus"

A porta “BUS” é composta por quatro folhas, sendo duas pivotantes para cada lado, também conhecida como “portas camarão”. Este modelo de porta só é útil quando não há espaço lateral, para portas deslizantes. Podem ser instaladas na cabine e nos pavimentos. Sempre que possível, deve-se optar por outros modelos de portas. Portas BUS são caras e não oferecem vantagens adicionais

Botoeiras

As botoeiras dos elevadores Alfabra estão em constante evolução. São projetadas para integrar a cabine com requinte e sofisticação. Repare que não há parafusos de fixação na cabine! Nós produzimos nossas botoeiras em nossa fábrica, para garantir o acabamento e a durabilidade. Os componentes são selecionados, para oferecer um toque seguro e confortável.

Plafóns e Luminárias

A Alfabra oferece seus elevadores com iluminação de LED através de plafons estilizados, que proporcionam excelente iluminação, com acabamento, design e economia.

Os Plafons dos elevadores Alfabra são projetados e produzidos em nossa fábrica, onde dispomos de equipamentos modernos, como máquina de corte Lazer e dobradeira Bystronic de última geração.

Plafóns Personalizado

Não há limites para criatividade e estilo. Com nossos recursos podemos produzir, com qualidade, luminárias e plafons personalizados. Veja vários exemplos de luminárias customizadas, feitas especialmente para atender ao gosto de nossos clientes.

Personalize seu elevador colocando, na luminária, o logotipo de sua empresa.